16 de dez. de 2010

Fifa não veta que Qatar divida Copa de 2022 com outros países

Jérôme Valcke diz que decisão precisa acontecer primeiro entre os interessados para depois ser analisada pela federação

Por Genilson Garcia 
Direto de Abu Dhabi, Emirados Árabes

A possibilidade de o Qatar estender a Copa do Mundo de 2022 a outros países do Oriente Médio não é vista com maus olhos pela Fifa. Jérôme Valcke, secretário-geral da Federação, deu entrevista nesta quinta-feira, em Abu Dhabi, e comentou a possibilidade de ocorrer um Mundial dividido entre nações, como aconteceu em 2002, com Coreia do Sul e Japão, e como propuseram as candidaturas de Portugal/Espanha e Holanda/Bélgica.
Joseph Blatter, o presidente da Fifa, já comentou que a projeto do Qatar citava a possibilidade de dividir sedes, mas que a ideia não foi alardeada para evitar polêmicas. Os Emirados Árabes parecem interessados. Já sugeriram ceder campos para treinamentos.
Valcke diz que a situação poderá ser analisada, já que ainda não houve um pedido formal. Mas ressaltou que cabe ao Qatar fazer as costuras necessárias na região para então apresentar a ideia à Fifa.
- Qatar disse que pode dividir jogos com outros países da região. O país precisa primeiro conversar sobre isso na região dele e depois vir até a Fifa -  disse Valcke.
O secretário geral da Fifa também falou sobre a possibilidade de a Copa do Mundo não ser realizada em junho e julho no Qatar, por causa do forte calor. Ele vê problemas na adaptação do calendário mundial à Copa em um único ano. A reforma teria que ser definitiva, na opinião dele, não restrita a uma única competição.
- Não é fácil. Teríamos que mudar o calendário. E estamos falando de um calendário mundial -  disse Valcke.
A coletiva foi recheada de perguntas sobre o Qatar, quase nada sobre a Rússia em 2018 e absolutamente nada sobre o Brasil em 2014 – exceto quando jornalistas brasileiros procuraram o secretário geral depois de ele deixar a bancada de entrevistas. A situação fez Valcke brincar:
- Não esqueçam que temos o Brasil em 2014... - completou.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Esporte Fantastico
TODOS OS DIREITOS ESQUERDOS RESERVADOS Blog Esporte Fantastico